Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

INPI deixa de publicar desenhos industriais com pedidos indeferidos ou arquivados.

A mudança se mostra relevante para oportunizar estabelecimento de estratégias pelo empresários sobre seus projetos de design.

Publicado por Carolina Mansinho
há 4 anos

Foi publicada na Revista da Propriedade Intelectual - RPI nº 2558 interessante mudança no procedimento de pedido de registro de Desenho Industrial. O INPI informou que desde a RPI 2554 (de 17 de dezembro de 2019) "a publicação de despacho de indeferimento ou arquivamento de pedido de registro de desenho industrial não enseja a publicação de desenhos ou fotografias do respectivo desenho industrial". Essa simples mudança me parece ter relevante efeito na atividade das empresas, especialmente no que concerne seu setor de criação.

O desenvolvimento de desenhos industriais, design de produtos etc., ensejam grande investimento e é hoje uma parte crucialmente estratégica no plano de marketing das empresas. Dessa maneira, muito embora possa o INPI entender pelo indeferimento de algum pedido de registro de desenho industrial ou por qualquer outra razão seja o processo de pedido de registro arquivado, o desenho ali apresentado pode apresentar design ou características que, ao revés do entendimento de não proteção via registro, possa ter efeito valoroso no mercado ou mesmo indicar os caminhos estéticos e conceituais que pretende o empresário para seu produto.

Isso porque, não sendo os desenhos publicizados, o seu detentor tem a oportunidade de aprimorá-los ou mesmo usá-los no mercado sob a estratégia que julgar interessante.

Numa era em que o design se tornou um elemento primordial na disputa dos produtos oferecidos no mercado, essa decisão simples e barata do INPI demonstra atenção a essa realidade.

  • Publicações6
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inpi-deixa-de-publicar-desenhos-industriais-com-pedidos-indeferidos-ou-arquivados/802463704

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)